A importância do projeto de prevenção e combate a incêndio

O Funcionamento deste sistema se dá pela simples abertura manual do HIDRANTE, ligado a uma reserva de água exclusiva para alimentar o sistema. Os EXTINTORES DE INCÊNDIO são recipientes com substâncias sólidas, liquidas ou gasosas que através dos métodos de resfriamento ou abafamento, são utilizadas para combater de forma rápida e imediata, pequenos focos de incêndios. Por outro lado, para aqueles condomínios que não cumprirem o que está previsto na lei, advertências ou multas estão previstas como penalização. Ela entrou em vigor em 2019 e cobra dos condomínios residenciais que o AVCB esteja em dia. A linha de distribuição de água pode estar pressurizada através de bombas ou funcionando apenas pela ação da gravidade. Com isso, a instalação é muito mais rápida e não exige intervenções na infraestrutura.

Norma Regulamentadora No 23 (nr- : Proteção E Combate Contra Incêndios

Depois, o projeto é encaminhado ao Corpo de Bombeiros, que pode aprovar ou, então, devolver com medidas adicionais necessárias.

Você já se perguntou qual é a obrigatoriedade da brigada de incêndio em um estabelecimento? Uma dica importante é que você deve sempre conferir a norma do seu Estado e seguir suas instruções, pois elas que darão parâmetros para o projeto. A resposta dessa pergunta é variável, porque a obrigatoriedade da brigada de incêndio muda de acordo com a região do país. Os brigadistas escolhem entre si, levando em consideração que precisa ser uma pessoa com espírito de liderança e com relação próxima à direção da empresa, ou mesmo alguém que faça parte dela. No Rio de Janeiro, a Norma foi datada em setembro de 1976 e desde então não houveram alterações, apenas pequenos ajustes com aditamentos que atendessem casos específicos conforme necessidade. No caso de uso residencial, o número de dormitórios é o que define a quantidade máxima de usuários.

Em muitos casos, apesar do profissional habilitado ter elaborado o PPCI e todas as implantações ou correções por ele sugeridas tenham sido realizadas, o corpo de bombeiros pode exigir outras medidas de segurança e determinar um período para que sejam executadas.

Saiba Como Prevenir Incêndios Em Empresas! Todas as medidas tomadas para a prevenção de incêndios são averiguadas pelos bombeiros, que são os profissionais aptos para fiscalização das corretas medidas de segurança e a liberação ou não do espaço vistoriado. No entanto, para que sejam eficientes na prevenção e combate ao fogo, é preciso verificar se o modelo é adequado para o tipo de incêndio. Portanto, a sinalização que indica o caminho das rotas de fuga é imprescindível, seja em locais públicos ou privados. A sinalização de emergência atinge seu propósito mostrando a imagem de uma pessoa saindo pela porta e uma seta com a direção a seguir. Ressalta-se que a diretoria deve seguir a padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para tanto, precisam ser dispostos de forma contínua para indicar rotas de fuga. Além disso, treinamento adequado dos colaboradores garante que as normas de segurança sejam seguidas e ajuda a prevenir incêndios. Todas essas classes precisam ser entendidos, por isso um simples erro pode causar um grande dano, pois são composições diferentes e que reagem de formas diversas de acordo com o ambiente e materiais que estão entrando em contato.

Por fim, uma equipe deve realizar uma visita técnica para avaliar se as medidas sugeridas no projeto técnico funcionam adequadamente. Por este motivo que seguir o que diz a legislação, como a NR 23 que versa sobre Proteção proteçăo ativa contra incendio Incêndios, e fazer direitinho o PPCI é tão importante. Só assim o empregador poderá ficar tranquilo por saber que além de manter sua empresa dentro da legislação, estará colaborando para a segurança de todos que trabalham naquele local. Esses acidentes, na maioria das vezes, poderiam ser evitados se houvesse tido um planejamento, uma avaliação adequada, equipamentos de proteção coletiva e clara, o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios.

A NR-23 também manda seguir as normas técnicas aplicáveis, que são as NBR da ABNT. Conhecer o risco é muito importante para encontrar soluções que minimizem as chances de um incêndio ocorrer. Por isso, entender as causas principais serve como guia no momento de planejar as medidas preventivas. Já a NR 23, como explicado anteriormente, é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, que trata da proteção e combate a incêndios, visando a proteção dos trabalhadores expostos a esse tipo de risco. A gravidade do incêndio não se deve apenas às queimaduras causadas pelas chamas, mas também pelo calor e fumaça (gases) que colocam em risco a saúde das pessoas do local.

Esta Norma especifica os requisitos e procedimentos para a elaboração, implantação e manutenção de um plano de emergência contra incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

SHARE NOW

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *